Pred Engenharia recebe reconhecimento dentre as 200 maiores empresas do Espírito Santo

A empresa foi classificada em primeiro lugar no Prêmio IEL em Gestão em 2014


Um sistema de gestão baseado em planejamento estratégico e alinhado com os melhores resultados para a satisfação total do cliente. Foi com esse resultado que a Pred Engenharia conseguiu se consolidar no mercado de engenharia de manutenção, com forte atuação na prestação de serviços de planejamento sobre o ciclo de vida de equipamentos industriais.

 

Fundada há 21 anos e com sede no bairro Jardim Camburi, em Vitória, a empresa desenvolveu em 2002 um software que oferece um pacote de soluções integradas para gestão industrial, batizado de S3i. Em 2006, implementou um modelo próprio de gestão de manutenção e conseguiu expandir seus negócios por todo o Brasil e outros países da América Latina.

O método associa conceitos de gestão de qualidade e de manutenção preditiva, visando ao aumento da produtividade. "As ações são baseadas em fatos e dados obtidos de forma segura, sistemática e periódica, diretamente dos equipamentos na linha de produção, o que reduz os custos e aumenta a produtividade", diz o diretor da Pred Engenharia, Ozório Rezende Corrêia Filho. Com a solução, a empresa conseguiu reduzir os custos de manutenção de seus clientes em torno de 25%, segundo ele. "São ganhos representativos, uma vez que o custo para manter as máquinas industriais funcionando gira em torno de 20% a 40% do custo total da produção", explica.

Em 2011, a convite da VALE, a empresa, que conta com 21 funcionários, entrou no programa de encadeamento produtivo do "Sebrae Mais", e novas oportunidades de melhoria e inovação surgiram. O planejamento estratégico foi revisto, com investimentos em melhorias de processos. "Foi um divisor de águas. Mudamos a nossa missão e ganhamos visibilidade", afirma Rezende. Entre 2012 e 2013 o faturamento da Pred Engenharia aumentou 78%, e a carteira de clientes cresceu 15%. "No período, mantivemos 90% do número de contratos com 93 empresas que já eram nossas clientes", diz empresário.

Para se manter competitiva no mercado, a companhia investe cerca de 8% do seu faturamento bruto em pesquisa e desenvolvimento, e costurou alianças estratégicas com empresas gigantes mundiais de tecnologia. "O próximo passo é consolidar a empresa para se transformar numa franquia", diz Rezende.

Além de vencedora do Prêmio IEL em Gestão, a empresa é certificada pelo PRODFOR, foi vencedora nas categorias "serviço" e "inovação" da etapa Espírito Santo do Prêmio Micro e Pequena Empresa (MPE), Brasil do Sebrae, em 2013.

Conheça as demais empresas premiadas no Anuário IEL 200 Maiores Empresas do Espírito Santo 2014.